fbpx
Saúde e Cuidados

Cachorro tem autismo?

A conduta agressiva e repetitiva de um pet pode despertar a dúvida em seu dono: cachorro tem autismo? Para responder essa dúvida...

Sabemos que cada cachorro possui uma personalidade única que carrega suas próprias características, e ocasionalmente, essas características e comportamentos podem ser comparadas com autismo.

A conduta agressiva e repetitiva de um pet pode despertar a dúvida em seu dono: cachorro tem autismo? Para responder essa dúvida, convidamos a Dra. Larissa, veterinária da nossa rede, mas antes vamos explicar o que é autismo.

O que é autismo?

O Transtorno do espectro do autismo (TEA) é um distúrbio dividido por dois critérios principais: déficit na comunicação social e na interação também. Algumas características desse distúrbio são: comportamento repetitivo, picos de agressividade, dificuldade de relacionamentos, entre outras.

Afinal, o cachorro pode ter autismo?

Após muitos anos de análises, pesquisadores suspeitam que o cachorro pode apresentar transtornos sociais relacionados ao autismo, mesmo após muitas descobertas e estudos, ainda não existe nenhuma comprovação científica de que o cachorro pode ter autismo.

‘’No entanto, existem indicações comportamentais de que os cães podem apresentar sinais semelhantes desse transtorno comum em humanos’’ afirma a Dra Larissa, veterinária da nossa rede La Pet Cursino.

Quais os sinais de autismo no cachorro?

  • Comportamento repetitivo, exemplo: rodar várias vezes atrás do próprio rabo;
  • Problemas com quebra de rotina;
  • Agressividade;
  • Hiperatividade;

Se o seu animal apresenta algum desses sintomas e isso faz com que você tenha dúvidas sobre sua saúde, é importante agendar uma visita com um veterinário de confiança. Você pode ver qual mais próximo da sua casa clicando aqui.

Apesar de não existir um tratamento específico para esse transtorno, a presença de um veterinário é de extrema importância para orientar a relação dele com outros pets e pessoas e melhorar a qualidade de vida do mesmo. 

Gostou da nossa dica sobre comportamento e saúde? Continue nos acompanhando aqui no blog e aproveite para conhecer nosso Instagram. 

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS