fbpx
Comportamento

Como ensinar meu cãozinho a usar o tapete higiênico?

Entre as diversas responsabilidades dos tutores está a de educar. Seja educar para que os pets saibam o local de comida ou hora da brincadeira, há também a tarefa de ensinar o bichinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Sejam filhotes ou adultos, é possível ensiná-los. Se você enfrenta esse problema em casa, não se desespere! Confira as dicas para acabar com isso.

Entre as diversas responsabilidades dos tutores está a de educar. Seja educar para que os pets saibam o local de comida ou hora da brincadeira, há também a tarefa de ensinar o bichinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Sejam filhotes ou adultos, é possível ensiná-los. Se você enfrenta esse problema em casa, não se desespere! Confira as dicas para acabar com isso.

É possível ensinar cães adultos?

Desde o primeiro dia em casa é possível ensinar seu cachorro a fazer necessidades no lugar certo. A regra vale tanto para os filhotes, quanto para aqueles que foram adotados adultos. Por isso, não existe limite de idade para aprender a usar o tapete higiênico - até mesmo os cães mais velhos conseguem ser treinados para isso.

Evite dar broncas ou esfregar o focinho do pet no xixi ou no cocô. Essa tática não é educativa e tende a agravar o quadro. A grande maioria dos animais passa a ter medo dos donos quando são censurados, fazendo com que eles queiram esconder as fezes ou até comê-las.

Escolha o lugar

Eleja o cantinho que será o banheiro do seu cachorro. Precisa ser sempre o mesmo lugar e  distante, de preferência, da caminha e dos potes de água e de comida.  

Crie uma rotina

Os pets demandam uma rotina para que aprendam suas atividades e tarefas. Por isso, é importante que eles tenham hora para dormir, brincar, comer e fazer xixi e cocô. Geralmente, os filhotes tendem a defecar e urinar logo após comer, enquanto que os adultos fazem de 15 a 30 minutos.

Escolha a melhor estratégia

Mantenha o filhote em um espaço pequeno desde o primeiro dia na sua casa e forre cerca de 80% do local com tapete higiênico. Assim que alimentar o filhote, leve-o para o tapetinho e espere ele defecar e urinar. A dica é recompensar pelo acerto, dando petiscos ou fazendo carinho. Isso ajuda a reforçar o bom comportamento.

Esse processo costuma durar três semanas, mas pode variar de animal para animal, e você poderá liberar aos poucos os demais cômodos da casa.

Agora, se preferir deixá-lo livre pela casa, uma dica é espalhar muitos tapetinhos em vários cômodos. Quando seu cachorrinho acertar e fazer as sujeirinhas no local certo, é importante o recompensar. Assim, ele vai saber que está fazendo o certo.

Tenha paciência

Paciência, persistência e consistência. Esse é o lema enquanto estiver ensinando seu bichinho a usar o tapete higiênico. É normal que ele erre de vez em quando, mas não desista!

Xô cheiro ruim!

Acidentes podem acontecer. No caso dos filhotes, é normal que alguns deslizes aconteçam até os 6 meses de idade. Caso seu cãozinho não faça as necessidades no lugar escolhido, certifique-se de limpar bem o local errado. O cheiro pode confundir o animal e o induzir a usar o local outra vez.

Curtiu nossas dicas? Se quiser saber mais e conhecer nossas novidades, baixe nosso nosso aplicativo, disponível para  Android e iOS neste link, e fique por dentro do mundo pet.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Nomes diferentes para cachorros

A chegada de um animal de estimação é sempre motivo de alegria, eles são nossos melhores companheiros e dão vida ao lar! Escolher um nome para seu pet de um modo geral pode ser um dilema.

SAIBA MAIS

Dia das crianças: lugares para levar o pet em SP

Piscina exclusiva para cachorros, day care, restaurantes pet friendly, parque de diversões, e muitos lugares diferenciados para levar o seu pet nesse dia das crianças.

SAIBA MAIS

OUTUBRO ROSA PET: câncer de mama em cadelas e gatas

Você sabia que o câncer de mama em cadelas é mais comum do que em mulheres? O conselho federal de medicina veterinária afirma que ‘’em cadelas, a probabilidade do incidente de câncer de mama fica entre 45% e 50%’’ já em gatas, o câncer de mama tem propensão de 20% e 30%. É com base nesses dados, que começamos a campanha outubro rosa Pet.

SAIBA MAIS

Como evitar que seu gato lamba a patinha

Que os gatos são lambedores especialistas todos sabem! Porém o excesso de lambedura deve despertar sua atenção. Se você tem um bichano em casa, vem com a gente que vamos te explicar os principais motivos.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS