fbpx
Saúde e Cuidados

Existem comidas proibidas para os cachorros?

É quando você se senta à mesa para fazer uma refeição que vem aquele olhar pedindo um pedacinho de pão ou carne. Sabemos o quão difícil é resistir à tentação de dar comida humana aos nossos cães e acabamos oferecendo aos nossos pets os mais variados alimentos com a máxima de “é só um pedacinho”.

É quando você se senta à mesa para fazer uma refeição que vem aquele olhar pedindo um pedacinho de pão ou carne. Sabemos o quão difícil é resistir à tentação de dar comida humana aos nossos cães e acabamos oferecendo aos nossos pets os mais variados alimentos com a máxima de “é só um pedacinho”. Porém, essa atitude não é inofensiva, já que alguns alimentos são proibidos para cachorros e podem causar graves problemas - alguns até podem ser letais.

Por isso, é importante estar atento e saber que alguns alimentos - que são inofensivos para humanos -, podem trazer riscos de vida para seu bichinho. Conheça alguns deles:

Chocolate

Se para os humanos o chocolate é uma criação dos deuses, para os cachorros ele pode ser fatal. O chocolate contém teobromina, substância similar à cafeína que faz mal aos bichinhos. Em pequenas quantidades o chocolate pode provocar vômito, diarreia, sede excessiva, além de tremores, convulsões, alteração nos batimentos cardíacos, alergias e intoxicação.

Bebidas alcoólicas

Muitas pessoas acham divertido dar um pouco de cerveja ou caipirinha para seu cachorro lamber, mas as bebidas alcoólicas provocam vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte. Além disso, quanto menor o cão, maior o efeito.

Macadâmia

Esse tipo de alimento possui uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Mesmo em pequenas quantidades ela pode envenenar seu cão, levando-o à morte.

Quando ingeridas por cães, elas provocam graves sintomas, como tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vômitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca rápida.

Alho e cebola

Esses parceiros infalíveis de temperos podem causar destruição de células vermelhas no sangue dos cães, levando-os à anemia. Além disso, em grandes quantidades, o alho e a cebola provocam intoxicação, com cachorros apresentando sintomas como fraqueza, vômitos, falta de apetite e de ar.

Bebidas com cafeína

A cafeína pode ser letal para o cachorro, sem a possibilidade de reversão. Ao ingerir cafeína, o cão tem uma reação muito parecida com o envenenamento, ficando agitado, com a respiração acelerada, palpitações cardíacas, tremores musculares, convulsões e sangramentos. Além do café, outros alimentos possuem cafeína, tais como refrigerantes e energéticos.

Ossos

Quem nunca deu um ossinho para seu cachorro? Porém, muitas vezes, eles são os responsáveis por lesões nos dentes e boca dos cães. Podem causar até problemas estomacais se um pedaço do osso ficar colado na parede no estômago do bicho, principalmente os de frango, que possuem inúmeras pontas.

Frutas com sementes

Algumas frutas fazem bem à saúde dos animais, mas suas sementes não, pois elas podem inflamar o intestino delgado dos cães. Outro problema é que, em alguns casos, as sementes podem causar obstruções, hemorragias e até envenenamento. Evite frutas como uva ou uva passa, por exemplo.

Doces e comidas açucaradas

Os doces possuem o xilitol, substância responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, podendo levá-lo à insuficiência hepática. Ao ingerir açúcar, seu cachorro pode ter vômitos, letargia e convulsões.

Leites e derivados

Em cachorros adultos este alimento pode causar diarreia, pedras nos rins e até mesmo problemas digestivos.

Dica extra: fique atento às lixeiras abertas e aos alimentos caídos no chão!

É comum que em um churrasco em casa, as visitas desavisadas ofereçam alimentos variados para o cachorro. Sem contar os restos de comida que caem no chão ou que ficam dando sopa na lixeira. Se o evento tiver alimentos tóxicos para os cachorros, vale uma conversa com as visitas para que redobrem a atenção e não alimentem os cachorros. Dependendo da situação, é preferível deixar o pet de fora da festa do que arriscar que ele tenha uma intoxicação alimentar.

Lembre-se de que mesmo alimentos não tóxicos podem fazer muito mal para a saúde dos cães a longo prazo. Caso tenha dúvidas, baixe o aplicativo MeuPet da S2 Pets.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS