fbpx
Saúde e Cuidados

Frutas para o seu cachorro: conheça as permitidas e proibidas

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros.

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros, causando vômitos, diarreia e até problemas renais. Além disso, assim como nós, os animais podem ter alergias a certas frutas, mesmo tendo sido indicado o seu fornecimento.

Por outro lado, esse tipo de alimento pode ser benéfico para todas as raças de cães e gatos e em todas as idades. Mas, para animais diabéticos, é necessário evitar frutas com muito açúcar. Por isso, o tutor deve seguir a recomendação do veterinário para restrições alimentares, especialmente em animais com problemas de saúde ou alguma predisposição.

Além disso, assim como qualquer alimento, as frutas devem ser dadas em uma quantidade correta para não sobrecarregar. Por ter uma alta concentração de açúcares (frutose), elas precisam ser oferecidas com moderação. Inclusive, não são todas as frutas que os pets.

Confira abaixo as frutas permitidas e proibidas para os animais de estimação.

Frutas permitidas

  • Maçã e Pera: Repletas de vitaminas A e C, essas frutas devem ser consumidas sem o miolo e caroços, já que contêm cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.
  • Banana: Fonte de potássio, sódio e biotina, ela deve ser oferecida com moderação, como um petisco, por conter muito açúcar.
  • Morango: Fonte de vitamina C, o morango é outra fruta que também deve ser oferecida com moderação.
  • Melancia: Ótima opção para hidratar o pet no verão, ela possui as vitaminas C, A e B-6, além de muita água. Não se esqueça de retirar os caroços antes de oferecer ao seu cachorrinho.
  • Pêssego: Fonte de vitamina A, deve ser oferecido ao pet sem seu miolo e caroços.
  • Manga: Rica em vitaminas B6 e C, a manga deve ser oferecida ao animal sem o caroço.
  • Abacaxi: Pode ser oferecida ao seu pet, mas em baixíssima quantidade devido à acidez. Não pode ser ofertado com a casca, pois pode machucar o sistema gastrintestinal do animal. O abacaxi é fonte de várias vitaminas, além de minerais e fibras.

Frutas proibidas

  • Uvas: São tóxicas para os animais e podem causar lesões renais.
  • Cerejas: Podem conter cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.
  • Caqui e algumas frutas cítricas: Esses tipos de frutas podem irritar o estômago devido à acidez.
  • Abacate: Pode causar vômito e diarreia.
  • Carambola: Não é recomendada para animais com histórico de problemas renais.

Anote essa lista e fique de olho sobre qual fruta pode ser oferecida ao seu pet. Se tiver dúvidas, sempre consulte o veterinário!

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS