fbpx
Saúde e Cuidados

Frutas para o seu cachorro: conheça as permitidas e proibidas

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros.

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros, causando vômitos, diarreia e até problemas renais. Além disso, assim como nós, os animais podem ter alergias a certas frutas, mesmo tendo sido indicado o seu fornecimento.

Por outro lado, esse tipo de alimento pode ser benéfico para todas as raças de cães e gatos e em todas as idades. Mas, para animais diabéticos, é necessário evitar frutas com muito açúcar. Por isso, o tutor deve seguir a recomendação do veterinário para restrições alimentares, especialmente em animais com problemas de saúde ou alguma predisposição.

Além disso, assim como qualquer alimento, as frutas devem ser dadas em uma quantidade correta para não sobrecarregar. Por ter uma alta concentração de açúcares (frutose), elas precisam ser oferecidas com moderação. Inclusive, não são todas as frutas que os pets.

Confira abaixo as frutas permitidas e proibidas para os animais de estimação.

Frutas permitidas

  • Maçã e Pera: Repletas de vitaminas A e C, essas frutas devem ser consumidas sem o miolo e caroços, já que contêm cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.
  • Banana: Fonte de potássio, sódio e biotina, ela deve ser oferecida com moderação, como um petisco, por conter muito açúcar.
  • Morango: Fonte de vitamina C, o morango é outra fruta que também deve ser oferecida com moderação.
  • Melancia: Ótima opção para hidratar o pet no verão, ela possui as vitaminas C, A e B-6, além de muita água. Não se esqueça de retirar os caroços antes de oferecer ao seu cachorrinho.
  • Pêssego: Fonte de vitamina A, deve ser oferecido ao pet sem seu miolo e caroços.
  • Manga: Rica em vitaminas B6 e C, a manga deve ser oferecida ao animal sem o caroço.
  • Abacaxi: Pode ser oferecida ao seu pet, mas em baixíssima quantidade devido à acidez. Não pode ser ofertado com a casca, pois pode machucar o sistema gastrintestinal do animal. O abacaxi é fonte de várias vitaminas, além de minerais e fibras.

Frutas proibidas

  • Uvas: São tóxicas para os animais e podem causar lesões renais.
  • Cerejas: Podem conter cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.
  • Caqui e algumas frutas cítricas: Esses tipos de frutas podem irritar o estômago devido à acidez.
  • Abacate: Pode causar vômito e diarreia.
  • Carambola: Não é recomendada para animais com histórico de problemas renais.

Anote essa lista e fique de olho sobre qual fruta pode ser oferecida ao seu pet. Se tiver dúvidas, sempre consulte o veterinário!

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Como ensinar meu cãozinho a usar o tapete higiênico?

Entre as diversas responsabilidades dos tutores está a de educar. Seja educar para que os pets saibam o local de comida ou hora da brincadeira, há também a tarefa de ensinar o bichinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Sejam filhotes ou adultos, é possível ensiná-los. Se você enfrenta esse problema em casa, não se desespere! Confira as dicas para acabar com isso.

SAIBA MAIS

As 10 raças de cachorro mais inteligentes

Não é de hoje que os cães são super parceiros dos seres humanos – essa ligação aconteceu pela primeira vez há mais ou menos 15 mil anos, quando homens começaram a domesticar lobos, estabelecendo uma relação muito especial, com conexão profunda que evoluiu até os nossos tempos.

SAIBA MAIS

Dicas para gateiros de primeira viagem

Você está se sentindo sozinho e chegou à conclusão de que ter um gato é a melhor opção pra você? Ou sempre gostou de gatinhos e quer apenas completar a família com um bichano? Pois bem, esse texto vai te ajudar a ter todas as informações necessárias para a chegada do tão esperado peludo na sua vida. Dá uma olhada nas nossas dicas.

SAIBA MAIS

Cão e gato convivendo na mesma casa? Confira as dicas de como tornar essa convivência agradável

O primeiro contato é sempre uma surpresa: não sabemos quais serão as reações de nenhum deles, e a ansiedade pode gerar estresse nos bichinhos. Com um pouco de cuidado, atenção, dedicação e paciência, é possível fazer esse encontro se tornar em uma grande amizade entre os dois.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS