fbpx
Saúde e Cuidados

OUTUBRO ROSA PET: câncer de mama em cadelas e gatas

Você sabia que o câncer de mama em cadelas é mais comum do que em mulheres? O conselho federal de medicina veterinária afirma que ‘’em cadelas, a probabilidade do incidente de câncer de mama fica entre 45% e 50%’’ já em gatas, o câncer de mama tem propensão de 20% e 30%. É com base nesses dados, que começamos a campanha outubro rosa Pet.

Você sabia que o câncer de mama em cadelas é mais comum do que em mulheres?

O conselho federal de medicina veterinária afirma que ‘’em cadelas, a probabilidade do incidente de câncer de mama fica entre 45% e 50%’’ já em gatas, o câncer de mama tem propensão de 20% e 30%. É com base nesses dados, que começamos a campanha outubro rosa Pet.

Com o intuito de alertar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama, o mês de outubro ficou conhecido como outubro rosa. No entanto, essa doença não atinge apenas os humanos, mas também outros pets. Sendo assim, os médicos veterinários também usam essa data para conscientizar os tutores a ficarem atentos aos sinais dessa doença em seus animais. Afinal, quanto antes a cadela ou a gata com câncer de mama receber o diagnóstico e tratamento, maiores são as hipóteses de cura.

Sintomas da doença:

Muitas das vezes o câncer de mama pode ser silencioso, pois não provoca reações alarmantes(vômito, febre, cansaço, entre outros). Dessa forma, a doença pode passar despercebida.

Mesmo sem ter muitos sintomas alarmantes, existe um sinal principal de fácil identificação: o nódulo na região mamária, esse é o modo mais fácil de perceber se há algo de errado com as mamas do seu pet, mas existem também outras formas que o tutor pode se atentar, entre elas:

  • Região das mamas avermelhadas;
  • Inchaço;
  • Sensibilidade;
  • Secreção ou mau cheiro.

Como prevenir o câncer de mama:

Existem algumas ações que devem ser praticadas para a prevenção do câncer de mama nos animais:

Autoexame:

É imprescindível que o tutor realize a avaliação das mamas do seu pet, apalpando uma a uma e se atentando a cada sinal de anormalidade. Dica extra: aproveite um momento de chamego e carinho na barriga do seu pet para avaliá-lo.

Veterinário:

Uma maneira super eficaz de prevenir o câncer de mama em cadelas é fazendo a visita frequente ao veterinário e realizando exames clínicos de rotina, eles são fundamentais para garantir que está tudo bem com seu animalzinho ou identificar a doença logo no início, o que daria mais oportunidade de cura.

Castração:

A castração nas fêmeas é muito eficaz quando se trata de reduzir o risco do câncer de mama e outros problemas indesejados. Pesquisas afirmam que se o procedimento for realizado após o segundo cio, pode reduzir em até 90%.

Tratamento contra o câncer de mama

O tratamento varia muito com o estágio do tumor do pet, mas o mais comum é a cirurgia, onde se remove o tumor e a cadeia mamária.
Em casos mais agressivos ou quando o câncer está presente em diversos pontos, recomenda-se a quimioterapia.

A prevenção contra o câncer de mama é melhor que o tratamento, então siga as dicas que citamos acima e previna seu pet com muito amor e atenção que ele merece.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS