fbpx
Comportamento

Seu cachorro passa muito tempo sozinho? Saiba como amenizar a saudade que ele sente

Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades.

Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades, sejam elas de comida, saúde, amor ou carência. Mas, infelizmente, muitas vezes precisamos deixar o pet sozinho durante um tempo - e isso pode gerar solidão e, até mesmo, afetar o bem-estar dele.

Por quanto tempo posso deixar o meu cão sozinho?

Não existe um tempo máximo recomendado para deixá-lo sozinho - isso depende exclusivamente da personalidade do seu animal. O correto é fornecer estímulos diários para que ele não se sinta sozinho ou abandonado. Para que isso não aconteça, reunimos algumas dicas para deixar a convivência com o seu bichinho a melhor possível, trazendo conforto para você e ele. Confira abaixo:

O que pode causar a solidão ou ansiedade de separação nos cachorros?

Passar muito tempo longe do seu pet pode gerar solidão e comportamentos diferentes nele. Alguns exemplos são:

  • Empolgação exagerada quando você volta;
  • Xixi e cocô fora do lugar;
  • Destruição de objetos;
  • Falta de apetite.

Estes sinais podem indicar que o seu cachorro sente a sua falta, precisa de mais carinho e atenção ou que, até mesmo, é exageradamente independente de você. O que quer que seja, é possível amenizar alguns sintomas com as seguintes dicas:

Aos poucos, treine seu cachorro para que fique sozinho

Se você adotou um cachorro, mas sabe que em alguns momentos ele precisará ficar sozinho, é necessário treiná-lo aos poucos para se acostumar com a situação. Para isso:

  • Ofereça brinquedos e ossinhos;
  • Quando seu peludo estiver entretido, vá para outro cômodo da casa e deixe-o sozinho por um tempo;
  • Quando voltar para a companhia do seu amigo, aja naturalmente e não faça muito estardalhaço;
  • Caso o seu cachorro se sinta ansioso com o barulho de sapatos ou chaves (indicações de que você sairá de casa), experimente utilizar estes objetos e continuar em casa normalmente.

Ao voltar para casa, tente não fazer muita festa

Depois de um período fora de casa, ao retornar para o local, mantenha a calma e tente não deixar seu cachorro muito ansioso. Para isso, evite dar muita atenção a ele assim que chegar no ambiente e aja como se nada estivesse acontecendo. Depois de um tempo, dê carinho ao seu peludo.

Caso prefira e se sinta mais confortável, também existem opções como creches para cães, que deixam o seu amigo na companhia de outros bichinhos enquanto você não pode ficar com ele.

O momento de ficar sozinho

Existem alguns cuidados necessários na hora de deixar o seu animal sozinho em casa, principalmente se ele for filhote. Neste caso, é essencial ter precauções com objetos e comida, além de evitar que o cãozinho passe um longo período sozinho.

Quando o cachorro é um pouco maior ou adulto, o ideal é preparar o ambiente para que ele tenha tudo ao seu alcance:

  • Não deixe seu pet em um ambiente muito pequeno, pois isso pode gerar nervosismo para ele;
  • Deixe a área ventilada e iluminada para melhorar o bem-estar dele;
  • Forneça a quantidade ideal de alimento e água para que ele possa se alimentar e se hidratar;
  • Arrume uma caminha para que ele possa descansar confortavelmente;
  • Deixe os brinquedos à disposição do peludo, para que ele possa se distrair enquanto você estiver fora.

Gostou das dicas para aumentar o bem-estar do seu amigo de quatro patas?

Então Ssiga o nosso blog e fique por dentro de informações para manter a rotina do seu pet cada vez mais saudável. Confira também neste link o nosso aplicativo, disponível para Android e iOS.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Frutas para o seu cachorro: conheça as permitidas e proibidas

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros.

SAIBA MAIS

Seu cachorro passa muito tempo sozinho? Saiba como amenizar a saudade que ele sente

Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades.

SAIBA MAIS

Você sabe qual a importância de castrar seu gato e quais mudanças acontecem após esse procedimento?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho?

SAIBA MAIS

Cinco dicas de como proteger seus pets no frio

Já percebeu que toda vez que a estação muda, o nosso corpo sente tais mudanças? Se nós já sentimos, imagine os bichinhos? Nossos pets são tão sensíveis com as variações de temperatura quanto nós. Com a chegada do inverno é preciso ficar mais atento.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS