fbpx
Saúde e Cuidados

Tosse de cachorro: qual será a causa?

A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar...

O cachorro com tosse seca ou engasgada causa uma preocupação que é bem comum  entre os tutores, principalmente porque ela pode significar muitas coisas. A tosse de cachorro pode deixar algumas dúvidas de qual será a sua verdadeira causa, são existem diversos motivos que às vezes se tornam um quebra-cabeças. Dessa forma, vamos te ajudar a descobrir o que está causando a tosse do seu cachorro.

Causas da tosse em cachorro:

Como citamos acima, a tosse do cachorro pode significar muitas coisas, tais como: 

  • Alergia
  • Ansiedade
  • Engasgo 
  • Corpo estranho
  • Traqueobronquite infecciosa (Tosse dos canis)

Existem opções que são fáceis de resolver e outras que precisam de um diagnóstico de um médico veterinário. Portanto, é importante observar os sinais que indicam a necessidade do mesmo.

O que fazer com a tosse de cachorro

Dois fatores extremamente necessários para serem notados é a frequência que o seu cachorro está tossindo e o aspecto da tosse, se ela é seca, frequente, se possui catarro, ou alguma outra característica. 

Além disso, a tosse pode vir acompanhada de febre, falta de ar, cansaço, falta de apetite, entre outros sintomas. Ao distinguir essas suspeitas, o tutor vai saber se é apenas uma tosse passageira ou é preciso procurar um veterinário. 

Caso seja apenas uma tosse alérgica, ou alguma tosse causada por uma irritação, confira algumas dicas para aliviar:

Alimentos ricos em vitamina A:

Cenoura e espinafre podem ser aliados do seu amigo, caso ele não esteja acostumado e recuse, você pode tentar oferecer como sopa ou misturado na ração dele.



Vaporizador de Ar:

Na maioria dos casos, a tosse do cachorro pode estar associada a uma alergia ou irritação, causando o ressecamento respiratório, para ajudar seu pet, você pode usar um umidificador ou se não tiver um pode improvisar usando uma bacia de água morna próximo o seu pet, só cuidado para ele não beber a água, hein?


Outros tratamentos para cachorro com tosse

O tratamento para a tosse do cachorro varia muito com o motivo, pode variar tanto quanto a alimentação, quanto como antibióticos e em casos mais graves até mesmo cirurgia. 

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente o seu pet está com uma tosse que não pode ser tratada com as dicas acima, então o mais indicado é procurar ajuda de um profissional para cuidar da saúde do seu cachorro.

Nosso artigo te ajudou? Confira outros conteúdos sobre saúde animal no nosso blog.


assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Alergia atópica em cães e gatos: o que é e como tratar

A alergia atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma condição crônica de pele em cães e gatos que resulta de uma reação alérgica a substâncias presentes no ambiente.

SAIBA MAIS

D.A.P: Entenda a Dermatite Alérgica a Pulgas em Cães e Gatos

Essa condição é causada por picadas de pulgas e pode causar desconforto e coceira intensa nos animais afetados. Neste artigo, vamos explorar mais sobre a DAP, seus sintomas e tratamentos.

SAIBA MAIS

O QUE É OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O otohematoma caracteriza-se pelo acúmulo de sangue na parte interna da orelha, entre as camadas da pele e da cartilagem.

SAIBA MAIS

Otite canina - O que é? Principais Sintomas

A Otite canina é uma inflamação/infecção no ouvido de um cão, essa condição de saúde é famosa entre os cachorros.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS