fbpx
Comportamento

Você sabe qual a importância de castrar seu gato e quais mudanças acontecem após esse procedimento?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho? De fato, ela evita a reprodução indesejada e atua em algumas mudanças no comportamento felino devido à diminuição dos hormônios sexuais.

Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor idade para castrar seu peludo, saiba que, para machos, o ideal é realizar a cirurgia entre 4 e 5 meses, principalmente se houver alguma fêmea não castrada na casa. Já as fêmeas podem ser castradas ou no período de pré-puberdade ou depois do primeiro cio.

Além disso, a castração felina proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos gatos, tais como:

  • Aumento da expectativa de vida do animal;
  • Evita a possibilidade de desenvolver câncer de mama em 95% dos gatos;
  • Previne o aparecimento da infecção uterina;
  • Reduz o risco de câncer nos testículos e próstata;
  • Elimina o risco de gravidez psicológica.

Pós castração - Mudanças no comportamento e cuidados

Geralmente, o gato castrado costuma ter um comportamento mais tranquilo após a castração e algumas mudanças de comportamento são esperadas, já que o macho deixa de produzir espermatozóides e as fêmeas os óvulos, diminuindo os hormônios sexuais.

O tutor que já passou pelo cio da gata sabe como a situação pode ser complicada, pois ela fica agitada e, além disso, costuma urinar pela casa, não medindo esforços para fugir e dar umas voltinhas por aí.

Outras mudanças incluem tendência menos territorialista e menos agressividade. Muitos tutores podem acreditar que esse fator se dá por uma perda de personalidade, mas, na verdade, é uma questão puramente hormonal.

Além disso, vale anotar que os cuidados com a alimentação do bichano são indispensáveis para evitar problemas de obesidade. Após a castração, o gato tende a ficar menos ativo e faz menos atividades físicas. Por isso, uma alimentação inadequada pode acabar trazendo uns quilinhos a mais para o felino. Portanto, mude para uma ração indicada para gatos castrados, já que esses alimentos fornecem os nutrientes necessários para essa nova fase da vida do seu gatinho.

Em complemento à alimentação, é importante ter um enriquecimento ambiental com brinquedos, caixas e objetos para que o gato passe a maior parte do tempo estimulando seus instintos e praticar atividades físicas de modo geral.

Seguindo essas dicas, seu felino terá uma vida feliz pós castração e cheia de aventuras.

Se quiser receber mais dicas como essas, baixe nosso app (disponível para iOS e Android) e fique por dentro das novidades.

assine nossa news

Cadastre-se e receba dicas e novidades sobre o mundo Pet. :)

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
matérias relacionadas

Frutas para o seu cachorro: conheça as permitidas e proibidas

Cada vez mais, os tutores estão procurando uma alimentação mais natural para os seus bichinhos, mas não sabem muito bem por onde começar. As frutas são uma ótima alternativa, mas atenção: algumas podem fazer mal para os cachorros.

SAIBA MAIS

Seu cachorro passa muito tempo sozinho? Saiba como amenizar a saudade que ele sente

Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades.

SAIBA MAIS

Você sabe qual a importância de castrar seu gato e quais mudanças acontecem após esse procedimento?

Muito tem se falado sobre os benefícios da castração para os gatos... Mas você sabe realmente o quanto esse ato faz bem para o seu bichinho?

SAIBA MAIS

Cinco dicas de como proteger seus pets no frio

Já percebeu que toda vez que a estação muda, o nosso corpo sente tais mudanças? Se nós já sentimos, imagine os bichinhos? Nossos pets são tão sensíveis com as variações de temperatura quanto nós. Com a chegada do inverno é preciso ficar mais atento.

SAIBA MAIS
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2021 S2 PETS